𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰í𝗽𝗶𝗼 | 𝗟𝗮𝗻ç𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗗ó𝘀 𝗥𝗲𝗴𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗟𝗶𝘅𝗼𝘁𝗱 𝗲𝗺 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮
- Luís Santos
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

A pedonal de Santa Maria recebeu, no final da tarde do dia 1 de setembro, dentro do quadro das festividades do município, o lançamento do livro Dós Regrinhas Lixotd, da autoria de Carlos Melquíades Soares. A obra, a primeira publicada pelo autor natural de Santa Maria, chama a atenção para os impactos do plástico no meio ambiente e convida à reflexão sobre a responsabilidade individual na preservação do planeta.
O evento contou com a presença da Vereadora para a área da Cultura, Viviana Mendes, e da Vereadora para a área da Educação, Maria João Brito, que destacaram a relevância da obra como contributo cultural e educativo para a sociedade cabo-verdiana.
O livro, iniciado há vinte anos, e agora publicado, reúne pequenas histórias protagonizadas pelo personagem “Lixotd” acrónimo de “lixo tóxico diário” através do qual o autor conduz o leitor a uma compreensão mais profunda sobre os desafios ambientais. “O plástico, há vinte anos, já era uma preocupação. Hoje, com os mioplásticos, a questão ganhou ainda mais relevância”, sublinhou Carlos Soares.
A apresentação da obra esteve a cargo do escritor Evel Rocha, que realçou a originalidade do trabalho e o seu valor educativo: “É uma obra que fala de lixo e preservação ambiental de forma lúdica, cativando o leitor do início ao fim. Um livro que pode e deve chegar às escolas, pela forma como dialoga com a nova geração”.
Além das histórias, o livro inclui músicas e partituras que retratam Cabo Verde e, em especial, a Ilha do Sal, reforçando a ligação cultural e ambiental da obra. Está ainda prevista uma edição especial dedicada às crianças.
Carlos Melquíades Soares, engenheiro de Máquinas Navais e antigo diretor do Porto da Palmeira durante mais de uma década, dedicará as receitas do livro a apoiar a ilha de São Vicente, onde atualmente reside.
Comentários