A ideia ganhou corpo em 2020, a Câmara Municipal envolveu-se e mobilizou os apoios necessários e cerca de 3 anos depois, a primeira fase do projeto, piso térreo, está inaugurada. O que era sonho, agora é realidade
Pescadores, peixeiras e tratadores de peixe, têm doravante um espaço de encontro, mas também de convívio, de lazer e de intercâmbio que tem associado um espaço para crianças, um ATL, onde os pais podem deixar os seus filhos quando estão na faina.
A inauguração motivou uma grande festa em Santa Maria. Toda a Cidade, particularmente a comunidade piscatória acedeu ao convite para testemunhar a inauguração, có-presidida pelo Ministro do Mar, em representação do Governo, e pelo Presidente da Câmara Municipal do Sal.
Um investimento global superior a 8 mil contos, comparticipado em 4.500 contos pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, e que vai repercutir positivamente na melhoria da qualidade do trabalho dos seus utentes.
O Presidente Júlio Lopes destacou a boa parceria com o Governo e com a comunidade de Santa Maria para o sucesso deste projeto, e ressalvou que os compromissos assumidos com as populações “são para cumprir”.
“É por causa da parceria e suporte do Governo, desta proximidade com a população de Santa Maria que temos esta obra”, assinalou.
O Ministro do Mar que deu prestígio à inauguração da Casa dos Pescadores, enalteceu o compromisso da Edilidade, destacou a relevância do projeto, a persistência do Executivo municipal e a liderança de Júlio Lopes que fez acelerar os passos seguintes, concretizado na transferência do apoio financeiro que permitiu a concretização da infraestrutura que Abraão Vicente quer que seja um “símbolo de dignificação” do setor da pesca, particularmente em Santa Maria, mas sobretudo na Ilha do Sal.
A Casa dos Pescadores, construída de raíz na zona Norte de São Paulo, homenageia o falecido João José Gomes, Tchitche, pescador “humilde e de bom coração” que muito contribuiu para o setor da pesca em Santa Maria.
Hozzászólások