top of page

𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗮𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲 𝗖𝗲𝗹𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗮 𝗼𝘂 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗿𝘂𝗲𝗹𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗼 â𝗺𝗯𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿

ree

O Centro cultural de Santa Maria acolheu na noite de 5 de dezembro, o espetáculo “Arte, memoria e futuro”, com a apresentação da peça, celestina ou Teatro da Crueldade, marcando a primeira fase do encerramento das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde.


ree

O evento contou com a presença da Ministra da Presidência do Concelho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Dr Janine Lélis e o Ministro da Cultura e Industrias Criativas, Dr Augusto Veiga, do presidente da Câmara Municipal do Sal Dr. Júlio Lopes, a vereadora da Cultura, Viviana Mendes, e a vereadora da educação, Maria João Brito.


ree

Sob a direção de Ricardo Iniesta, Atalaya, cativou o público com um dos seus espetáculos mais premiados, inspirado no clássico espanhol, La Celestina. Uma obra atual e intensa, que baseia em temas universais, como poder, amor e solidão, destacando a força psicológica da protagonista. Todo o elenco permaneceu em cena de forma contínua, num movimento orgânico acompanhado por música tradicional dos Balcãs, do sul de Itália e da Galícia.


ree

Depois da cidade de Mindelo e da Praia, chegou a vez da cidade de Santa Maria na ilha do Sal receber La Celestina, distinguida internacionalmente com o premio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de Madrid e o Premio de Excelência Cénica no Festival de Artes do Mindelo.


ree

A peça é o resultado de meses de criação, e de mais de 140 ensaios, apresentando uma encenação com uma estética vibrante e profundamente humana que combina a energia da commedia dell’arte, características vivas do expressionismo alemão e traços de conceituados pintores como Bosch, Goya e Brueghel. Integrando ainda os princípios do Teatro da Crueldade de Antonim Artaud.

 
 
 

Comentários


bottom of page