top of page

𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐒𝐚𝐥 𝐚𝐧𝐮𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐋𝐢𝐠𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐫𝐧𝐚𝐯𝐚𝐥: 𝐑𝐮𝐦𝐨 𝐚̀ 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚

  • Foto do escritor: CmSal RE
    CmSal RE
  • 19 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura



Na tarde de quinta feira 18, na sala de reuniões da Câmara Municipal do Sal, a vereadora para a àrea da Cultura, Maria João Brito anunciou publicamente a criação da Liga do Carnaval do Sal, (LOC-Sal) visando a promoção e organização dos desfiles dos grupos oficiais e de animação, assim como o desenvolvimento artístico cultural do Carnaval na ilha.

A proposta do Estatuto da Liga tem vindo a ser discutida em encontros com representantes dos grupos de carnaval local, incorporando sugestões e experiências de ligas já existentes. Uma equipa instaladora, composta por indivíduos idôneos e experientes na senda do carnaval, serão os responsáveis pela adaptação do Estatuto à realidade do município do Sal, e posteriormente, serão eleitos os membros que vão constituir a Liga Oficial.


A sigla proposta, LOC-Sal (Liga Oficial do Carnaval do Sal), e o logo foram aprovados pelos representantes dos grupos, a vereadora expressou gratidão aos envolvidos pelo trabalho conjunto e destacou a importância de parcerias sólidas para o sucesso do Carnaval.

O objetivo da Liga é assumir a organização e promoção do Carnaval, permitindo que a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura atuem como parceiros. Agradeceu aos representantes dos grupos, à equipa instaladora, ao staff da cultura e à comunicação social por seu apoio na divulgação do projeto.


Por sua vês o diretor da Cultura da Câmara Municipal do Sal, Fábio Testi, delineou um plano de trabalho em duas fases para a criação da Liga do Carnaval do Sal, sendo que na primeira fase, uma comissão será responsável por traçar um plano de trabalho e revisar o estatuto da Liga, elaborado em colaboração com um jurista local, lembrando que este estatuto foi compartilhado com os grupos carnavalescos para revisão e melhorias.


Segundo a mesma doente, na próxima reunião, o estatuto será debatido e adaptado conforme necessário, isso porque segundo Testi, a intenção é criar uma comissão para instalar a Liga, seguida pela eleição dos órgãos diretivos, como o Conselho Diretivo, a Assembleia e o Conselho Fiscal.


Após a eleição a liga vai entrar em atividade, com uma das tarefas prioritárias sendo a revisão do manual de regras e estatuto do Carnaval do Sal. O Diretor da Cultura enfatizou que, embora o Carnaval do Sal tenha alcançado um alto nível de qualidade, a organização ainda depende muito dos esforços da Câmara Municipal e dos grupos, e a liga poderá proporcionar mais apoio e representatividade aos grupos, além de permitir à Câmara uma maior liberdade em algumas decisões, lembrando que o envolvimento dos grupos será fundamental para aprimorar o estatuto e identificar áreas de melhoria.


Em resumo, o processo está dividido em duas fases: a instalação da comissão e a eleição da Liga, seguidas pelo início das atividades da Liga.

É de realçar que a apresentação pública da Liga do Carnaval do Sal representa um passo significativo rumo à organização e valorização dessa tradição cultural na ilha do Sal


 
 
 

Comentários


bottom of page