𝐒𝐞𝐱𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐢𝐜𝐢́𝐝𝐢𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐚́𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐞 𝐝𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨
- Luís Santos
- há 23 horas
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal do Sal, por meio do Pelouro da Coesão social, promoveu na manhã de 10 de setembro, a VI conferencia de Prevenção do Suicídio, no Salão nobre dos Paços do Concelho.
A iniciativa integrou o calendário do setembro Amarelo e visou sensibilizar a comunidade para a importância de falar sobre o suicídio, desconstruindo tabus e fortalecendo estratégias de prevenção.
A ação reuniu vários especialistas da área de saúde, entre eles o Delegado de Saúde local, Dr. José Rui Moreira, os psicólogos clínicos Ravlino dos Reis e Carlos Brito, além de testemunhos reais. A moderação ficou a cargo da psicóloga clínica Queila Monteiro.
Segundo dados apresentados, a nível mundial, mais de 700 mil pessoas suicidam-se a cada ano. O número de vítimas ultrapassa as mortes causadas por HIV, malária, cancro da mama, guerras e homicídios. Os dados da agência das Nações Unidas apontam o suicídio como a quarta principal causa de morte entre jovens dos 15 aos 29 anos. Mais de 70% dos casos ocorrem em países de rendimento baixo ou médio.
Cabo Verde regista atualmente cerca de 47 a 50 casos de suicídio, o que reforça a urgência de ações conjuntas para o combate a esta problemática.
Na abertura da conferência, o Vereador para área social, Jocelino Cardoso destacou a relevância da união entre as instituições e a comunidade.
“É urgente desacelerar da correria do dia-a-dia, dar atenção, escuta e fraternidade para prevenir problemas como o estresse, a ansiedade, a depressão e o suicídio. Ano após ano avançamos, mas precisamos de mais união.”
Entre as estratégias discutidas ressalta-se: recolha de dados e identificação de riscos, campanhas de sensibilização, capacitação de profissionais, financiamento e monitoramento, intervenções essenciais, tais como, restrição de meios letais, diretrizes à mídia e programas escolares.
Comentários