Autarquia 𝗲 𝗔𝗴ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 Á𝗴𝘂𝗮 𝗲 𝗦𝗮𝗻𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗮𝗺 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂çã𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝘁𝗲𝗿ro Controlado
- Sonia Graça
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, recebeu, na manhã de hoje, 19, a nova Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Marize Gominho, acompanhada pelo delegado local do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) José Aureliano Almeida.
Conforme avançou Marize Gominho, a ANAS, com o recurso ao Fundo do Ambiente, inscreveu no seu orçamento para o próximo ano (2026) uma verba para construção de aterro controlado na ilha do Sal, visando ultrapassar os constrangimentos que a atual lixeira municipal vem trazendo à população.
“A prioridade do município em matéria de saneamento é a efetivação do aterro, pois uma ilha turística tem de fazer o tratamento apropriado do lixo, que produz”, observou o autarca local.
A PCA da ANAS explica que a visita à ilha do Sal serviu para abordar com as autoridades locais a escolha do local mais adequado para edificação do aterro controlado, para que se possa iniciar o processo.
Para além da construção do aterro controlado na ilha, ficou acordado a elaboração de um contrato-programa a ser celebrado entre a Câmara Municipal do Sal e a ANAS, tendo em vista o reforço da limpeza urbana da ilha do Sal.
Por outro lado, o Edil local, Júlio Lopes, discutiu com a presidente do Conselho da Administração da ANAS, a possibilidade de também ser equacionada a hipótese da preparação de mais dois contratos-programa: o primeiro, objetivando proporcionar a ligação de rede de esgoto dos agregados de famílias mais vulneráveis; e, um segundo, visando a ligação à rede de água domiciliária, tendo como público-alvo os munícipes que construíram ou estão em processo de construção de moradias próprias, em novas zonas de expansão urbana.
Comments