top of page

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚çã𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚𝐜𝐚 𝐚𝐯𝐚𝐧ç𝐨𝐬 𝐧𝐨 𝐚𝐧𝐨 𝐥𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐚𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐒𝐚𝐥

ree

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, esteve hoje na Câmara Municipal do Sal, onde foi recebido pelo Presidente Dr. Júlio Lopes, e a Vereadora para a área da Educação, Maria João Brito, para avaliar o panorama educativo do município, o arranque do ano letivo e o andamento das obras do novo polo da Universidade Técnica do Atlântico (UTA). Na ocasião, o governante afirmou que o ano escolar iniciou “dentro da normalidade”, sublinhando os “bons resultados” obtidos na ilha no último ano, incluindo abandono escolar quase nulo e aproveitamento acima da média.


ree

Segundo o ministro, o Município do Sal “está a avançar no sentido certo”, com melhorias nas infraestruturas, professores motivados, transporte escolar reforçado pela Câmara Municipal do Sal e uma ação social escolar “a responder eficazmente”. O Ministro Amadeu Cruz garantiu ainda que as obras do Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo (ISAT), nos Espargos, decorrem “a bom ritmo”, prevendo que os estudantes possam utilizar o novo edifício já em março de 2026.


ree

Na reunião, o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, destacou o forte compromisso da autarquia com a educação, sublinhando que “nenhuma criança fica fora da escola no Sal”. O edil afirmou que todos os alunos, independentemente das condições económicas, encontram resposta no sistema local, com apoios a propinas no ensino secundário e superior. “Temos mais de trezentos jovens a estudar com o apoio da Câmara Municipal do Sal. Esta medida tem tido grande impacto”, afirmou.


ree

Dr. Júlio Lopes reforçou ainda o investimento no pré-escolar, área de competência municipal. A autarquia financia com 50 contos todas as entidades privadas, ONG e igrejas que criem jardins infantis ou ATL, medida que praticamente eliminou listas de espera. “Hoje, praticamente não temos crianças sem vaga. Há poucos anos estávamos em último lugar a nível nacional em infraestruturas pré-escolares, e isto foi ultrapassado com determinação e investimento”, afirmou o presidente Júlio Lopes.


ree

O Presidente assegurou que a Câmara Municipal continuará a apoiar todos os jovens que desejam prosseguir estudos. “A Câmara do Sal dá uma importância grande à educação dos nossos jovens. Quem quer estudar, tem apoio. Ninguém fica para trás.”


ree

A visita do ministro prosseguiu com deslocações a escolas e às obras do ISAT, encerrando uma agenda dedicada à consolidação da educação no Município do Sal.


 
 
 

Comentários


bottom of page