𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗽ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 | 𝗖â𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗮𝗹 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗶𝗮 𝗽𝗶𝗼𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗮 𝗿á𝗱𝗶𝗼 𝗽ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗻𝗮 𝗶𝗹𝗵𝗮
- CmSal RE

- há 3 horas
- 3 min de leitura

A Câmara Municipal do Sal em forma de agradecimento, promoveu na manha de 12 de janeiro, no salão Nobre dos Paços de Concelho, uma importante cerimonia de homenagem a cerca de 71 profissionais da Rádio pública do Sal.
O ato enquadrado nas comemorações da Semana da República em que se assinalam as efemérides nacionais do 13 de janeiro e do 20 de janeiro foi presidido pelo Secretario de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Dr. Lourenço Lopes e contou com a presença do Edil Salense, Dr. Júlio Lopes, acompanhado dos demais eleitos municipais.
A iniciativa visou prestar ao público o reconhecimento aos profissionais que, ao longo dos anos, contribuíram para a afirmação da Retransmissora do Sal, no passado, e para a dignificação da rádio na Ilha do Sal, hoje representada pela Delegação da Rádio de Cabo Verde integrada na RTC, enquanto pilar essencial da comunicação social pública.
Paulo Cabral, falando em nome dos homenageados agradeceu o gesto da edilidade tendo enaltecido a importância de reconhecer o bom nome daqueles que contribuem para causas sociais.
“Com tudo o que estes profissionais fizeram, nós podemos ver que a informação aumenta o conhecimento e como transforma a vida das pessoas. Portanto em nome dos homenageados, muito obrigado, que esses nomes sempre perdurem na eternidade”, augurou.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, expressou o sentimento de muita emoção da autarquia em homenagear os pioneiros da Retransmissora do Sal e também da Rádio do Sal, "homens e mulheres que ao longo de décadas deram voz a nossa ilha, as nossas gentes, e também a nossa historia, reconhecendo que mesmo com recursos escassos eles lançaram a semente para a rádio no Sal, acreditaram no puder da palavra e na força da informação, do puder da voz para a comunidade", sublinhou.
“Portanto, estamos a celebrar hoje a liberdade, a celebrar quem defendeu com palavras, microfone e com responsabilidade e ética. Isto é reconhecer que o heroísmo também se manifesta no serviço diário, persistente, honesto á comunidade”, reforçou.
O Autarca concluiu a sua intervenção afirmando que a Câmara Municipal do Sal em nome do povo, faz questão de dizer de forma clara e solene, “que o contributo desses profissionais será sempre lembrado, e que esta homenagem inspire os mais jovens, que reforce a dignidade dos atuais profissionais e nos lembre que sem comunicação social livre, não há democracia” arrematou.
Por seu turno, durante o discurso de encerramento do evento, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Dr. Lourenço Lopes, sublinhou que esta cerimónia de homenagem surge em boa hora, numa altura em que Cabo Verde celebra 35 anos como país democrático.
“É em boa hora que a Câmara Municipal do Sal, em parceria com a Rádio de Cabo Verde, abraça esta merecida homenagem aos heróis desta ilha, uma vez que o percurso do Sal está intimamente ligado à afirmação da Rádio de Cabo Verde”, destacou.
O governante acrescentou ainda que este gesto constitui “um contributo merecido para afirmar, de forma clara, que o país não esquece aqueles que ajudaram a construí-lo no silêncio do trabalho árduo, na persistência das emissões regulares, na disciplina profissional e na responsabilidade da palavra dita ao microfone, muitas vezes sem aplauso, mas sempre com elevado sentido de missão e de serviço público”.
“Cabo Verde reconhece-vos. Reconhece o vosso contributo para a coesão nacional, para a estabilidade do país e para o vosso papel insubstituível na construção de uma sociedade mais informada, mais consciente e mais participativa”, asseverou.
O discurso foi concluído com a reafirmação do compromisso do Governo com a liberdade de imprensa, a valorização dos profissionais da comunicação social, a modernização dos meios públicos e a defesa intransigente do pluralismo e da democracia, sublinhando que “uma democracia precisa de uma comunicação social forte, credível e respeitada”, finalizou.
O momento foi marcado por um ambiente de muita emoção e reconhecimento do papel de uma rádio que marcou gerações e acompanhou momentos históricos. O programa contou ainda com momento musical (EMAT), bem como, com a visualização de um vídeo com as melhores memórias da radio no Sal, uma conversa animada sobre o protagonismo da retransmissora do Sal nos grandes momentos internacionais com Moisés Évora e Duarte Almeida, e por fim a entrega de brindes de reconhecimento aos homenageados.





Comentários