top of page

𝗣𝗮𝘁𝗰𝗵𝗲 𝗣𝗮𝗿𝗹𝗼𝗮 𝗳𝗮𝘇 𝗵𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗾𝘂𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗻𝗮𝘃𝗮𝗹 𝗦𝗮𝗹 𝟮𝟬𝟮𝟲


Foi ao som de aplausos, lágrimas de emoção e muita batucada que o Grupo Patche Parloa se consagrou grande campeão do Carnaval Sal 2026, conquistando o tão desejado título de 1º Classificado com um total impressionante de 3714,9 pontos.

Num desfile elegante, repleto de cor, criatividade e identidade cultural, o grupo mostrou por que é hoje uma das maiores forças do Carnaval da ilha. A vitória foi construída com destaque em várias categorias essenciais, confirmando a consistência e o brilho da sua apresentação:


• Melhor Música – 450,2 pontos

• Rainha de Bateria – 452,5 pontos

• Mestre de Sala – 452 pontos

• Porta-Bandeira – 454,5 pontos

• Rei – 442 pontos

• Melhor Andor – 472,2 pontos


Cada passo coreografado, cada fantasia cuidadosamente desenhada e cada nota musical ecoaram o trabalho árduo de preparação. O resultado foi um espetáculo que encantou o público e conquistou o júri.


𝗨𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗲𝘁𝗶çã𝗼 𝗿𝗲𝗻𝗵𝗶𝗱𝗮


O segundo lugar foi alcançado pelo também consagrado Grupo Gaviões, que somou 3371,5 pontos. O grupo destacou-se ao conquistar o prémio de Melhor Rainha, com 413,9 pontos, demonstrando elegância, garra e forte presença na avenida.

Já o Grupo Kriola África garantiu a terceira posição, com 2611,8 pontos, levando à avenida13 de janeiro a força da cultura africana e o empenho de cerca de 200 participantes, mesmo enfrentando desafios logísticos que impediram a entrada de um dos seus carros alegóricos no desfile.

Entrega de prémios marcada pela emoção

A cerimónia de entrega dos prémios teve inicio às 16h00, na Avenida 13 de Janeiro, do dia 18 de feveriro num ambiente de festa e reconhecimento.

Os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar foram entregues pelos membros do Executivo Municipal:


• Viviana Mendes, Vereadora da Cultura

• Francisco Correia, Vereador do Saneamento e Ambiente

• Edércio Gomes, Vereador da Proteção Civil


Os prémios unicamente monetários foram entregues aos grupos pelos diretores dos Serviços Municipais ligados aos pelouros da Cultura, Comunicação e Imagem, e do Saneamento.


Avaliação positiva da população


Apesar de alguns atrasos registados durante o evento, a avaliação da população segundo a imprensa nacional é claramente positiva. Importa sublinhar que os atrasos não foram atribuídos à organização do festival, sob responsabilidade da Câmara Municipal do Sal.

O Carnaval Sal 2026 contou ainda com o apoio fundamental da Polícia Nacional, da 2ª Região Militar, da Alou/Telecom e da Socol, Electra/Edec parceiros que garantiram segurança, logística e melhores condições para o sucesso do Carnaval Sal 2026.

________________________________________


Quem fez o espetáculo acontecer?


Patche Parloa – Campeão 2026



Sob a liderança de Dolores Lopes, o grupo levou à avenida 350 foliões, dois carros alegóricos e um tripé.


A música foi assinada por JC de S.Vicente e Djony do Cavaco. Já o casal de bandeira, Vanda Lúcia Cabral (Porta-Bandeira) e Celestino Ramos (Tetan) (Mestre-Sala) representaram com elegância o símbolo do grupo.


O Grupo brilhou também com Keila Ribeiro (Rainha), Adeldi Gomes (Rei) e Ludmila Andrade (Rainha de Bateria).


O desenho dos vestuários ficou a cargo de Carine Rocha e Ailton Duarte, enquanto o carnavalesco principal e mentor do enredo foi John Lopes, que trabalhou no desenvolvimento do tema com Liedson Oliveira, Dolores Lopes e Paula Coelho.

________________________________________


Já o Grupo Gaviões – Segundo Classificado


Com 450 participantes e um carro alegórico, o grupo foi liderado por Patrick Almeida.

A música “Biodiversidade de CV” foi interpretada por Jotace e Djony do Cavaco. O casal de bandeira — Leidy Lene Cabral e Ednilton Silva representou o símbolo máximo do grupo com garra e elegância.


O grupo contou com Maria Felipa Andrade (Rainha), Eduardo Boaventura (Rei) e Kelly Rodrigues (Rainha de Bateria).

Os vestuários foram confecionados por Dona Ana Emília, Marcos, Mozer, Djay, Jassira, Jorgina e Lamine.

________________________________________


E por fim o Grupo Kriola África – Terceiro Classificado


Liderado por Ivanusa Monteiro Cardoso, o grupo apresentou o tema musical “50 one de orgulho”, composto por Gai e interpretado por Cláudio Testa.


O casal de bandeira foi formado por Jocimara Almeida e Cleudir Ramos. A corte incluiu Léticia Almeida (Rainha), Ederlino Rodrigues (Rei) e Yanira dos Reis (Rainha de Bateria).

O carnavalesco principal foi Claiton Dias (Smile). As confeções envolveram Ne SV, Dona Luna e Lamine Baiô, com roupas de ala produzidas no Sal com tecido africano.


Mesmo com um carro alegórico que não conseguiu integrar o desfile, o grupo levou à avenida cerca de 200 participantes e um tripé, demonstrando resiliência e amor à cultura.

________________________________________


O Carnaval Sal 2026 não foi apenas uma competição, foi uma celebração da identidade, da criatividade e do espírito comunitário. E, este ano, o nome que ecoa mais alto é Patche Parloa, campeão que fez da avenida o seu palco de glória.

 
 
 

Comentários


bottom of page