𝗗𝗶𝗿𝗶𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 “𝗘𝗽𝘁𝗼𝗹𝗶𝘃𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗦𝗮𝗹” 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲𝗺 𝗣𝗹𝗼𝗴𝗴𝗶𝗻-𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗦𝘂stentavel
- Sonia Graça
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

Alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM) participaram, na manhã de hoje, 27 de maio, de uma “Ploggin-Caminhada Sustentável” com partida em frente à referida escola, percorrendo a avenida de Morro-curral, Praça de Água, praça 12 de setembro e finalizando em frente aos Paços do Concelho.
O objetivo da realização da caminhada foi a recolha de lixo durante o percurso para ganharem maior consciência ambiental, contribuírem para a recolha de resíduos em espaços públicos e para reforçarem a consciência de que é necessário cuidarem do meio ambiente e ter sociedades ambientalmente responsáveis.
A atividade insere-se no projeto intitulado “Eptoliva com Sal-Escolas de Desenvolvimento Sustentável”, iniciativa promovida pela Eptoliva-Escola Profissional de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil, em parceria com as escolas secundárias públicas da ilha do Sal: Olavo Moniz e Complexo Educativo Manoel António Martins e a Câmara Municipal do Sal, cuja apresentação pública ocorreu, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Marcharam juntamente com os estudantes, dirigentes das escolas envolvidas: EBSOM, CEMAM Eptoliva-Portugal e também a Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Sal, Maria João Brito, o Vereador da Câmara Municipal de Tábua- Portugal, David Pinto, e a Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Maria Graça Brito.
Daniel Costa, Diretor da Eptoliva, no final da caminhada reuniu os estudantes para os explicar algumas noções de gestão, separação e tratamento de resíduos sólidos, pois o projeto visa promover mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente por forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada perante as problemáticas ambientais atuais.
Vale ressaltar que o projeto “Eptoliva com Sal- Escolas de Desenvolvimento Sustentável” é mais forma de materialização dos protocolos de cooperação rubricados, em outubro de 2022, entre a Câmara Municipal do Sal, Câmara Municipal de Tábua-Portugal e a Eptoliva- Escola profissional de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil.
O projeto “Eptoliva com Sal- Escolas de Desenvolvimento Sustentável é um projeto que pretende promover a partilha de experiências, conhecimentos e competências, entre os alunos, pais, docentes e não docentes.
Amanhã, dia 28 de maio, serão os alunos do CEMAM
Comments