top of page

Segunda Edição das Olimpíadas do Desporto Escolar arranca oficialmente na ilha Sal

Foto do escritor: CmSal RECmSal RE


Na tarde desta sexta-feira, 22 de março, teve início a segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar, em uma cerimônia emocionante realizada no Estádio Municipal Marcelo Leitão, no município do Sal, Cabo Verde. O evento contou com a presença de autoridades importantes, como o Primeiro-Ministro, o Ministro da Educação, o Ministro do Transporte e Turismo, o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para Juventude e Desporto, os vereadores da Câmara Municipal do Sal, além de alunos, estudantes e atletas.


A abertura oficial foi marcada pelo discurso da vereadora para a área da educação, Maria João Brito, que substituiu o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, ausente devido a compromissos da agenda de trabalho fora da ilha. Em seu discurso, a vereadora saudou calorosamente todos os participantes e ressaltou a importância dos jovens atletas, alunos e estudantes na promoção do desporto escolar.


Destacou também o papel fundamental dos professores, treinadores, árbitros e demais envolvidos na organização das Olimpíadas, assim como o apoio das comunidades educativas e desportivas. A vereadora Maria João Brito expressou sua gratidão pela presença dos ministros e do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, destacando a importância institucional que sua participação confere ao evento.

A vereadora enfatizou o compromisso do município do Sal em oferecer as melhores condições aos participantes, desde a chegada até a partida, para garantir o sucesso das Olimpíadas, ressaltando o orgulho da Ilha do Sal em sediar a segunda edição dos Jogos Escolares, que se estendem até o dia 28 de março.


Além disso, Maria João Brito destacou o caráter inclusivo e educativo das Olimpíadas, que promovem não apenas a competição, mas também o intercâmbio cultural, em prol da amizade e fraternidade entre os participantes.


Com quase 600 alunos, estudantes e atletas representando diversas ilhas do arquipelago, as Olimpíadas do Desporto Escolar prometem ser um palco para o surgimento e desenvolvimento de novos talentos desportivos em Cabo Verde.


A ética, o respeito e o fair play foram destacados como valores essenciais a serem exercitados por todos os participantes.


Nesta segunda edição, que segue o sucesso da primeira realizada na cidade da Praia no ano anterior, as Olimpíadas do Desporto Escolar reforçam seu papel como um dos maiores eventos desportivos escolares do país, promovendo não apenas a prática desportiva, mas também os valores da educação e do desporto.
















Comentários


bottom of page