top of page

Município do Sal participa na I Jornadas Atlânticas de Turismo em Velas, São Jorge

Foto do escritor: CmSal RECmSal RE

O município de Velas, na Ilha de São Jorge, nos Açores, está prestes a se tornar o epicentro das discussões sobre turismo sustentável e intercâmbio cultural, com a realização das I Jornadas Atlânticas de Turismo (JAT) nos próximos dias 7 e 8 de outubro. O evento, que conta com a participação ativa do Município do Sal, Cabo Verde, tem como objetivo principal fortalecer os laços entre três arquipélagos distintos: Açores, Cabo Verde e Madeira, representados por Velas, Sal e Porto Santo, respetivamente.


A I JAT é a primeira edição de uma série que promete ampliar o diálogo e a cooperação entre essas ilhas, com a II edição já planejada para 2024 na Ilha do Sal, Cabo Verde, e a III edição em 2025 na Ilha de Porto Santo, Madeira. O evento tem como pilares o desenvolvimento turístico sustentável vai abordar questões essenciais, incluindo a oferta turística e alojamento, atividade turística e sua sustentabilidade ambiental e econômica, além de promoção e mobilidade/transportes.


O Município do Sal, representado pelo Dr. Júlio Lopes, Presidente da Câmara Municipal, desempenha um papel de destaque nessas jornadas. A presença ativa e participativa do Presidente da Câmara do Sal reflete o compromisso da ilha cabo-verdiana em promover o turismo sustentável e fortalecer os laços de amizade e cooperação com outras ilhas atlânticas.


O evento contará com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, na sessão de abertura, e com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, na sessão de encerramento, destacando a importância do evento no contexto regional e interatlântico.


Neste evento a participação do Dr. Júlio Lopes, Presidente da Câmara Municipal do Sal, marcará presença em diversos painéis de discussão. O primeiro painel, intitulado "Oferta Turística e Alojamento", contará com o Dr. Humberto Lélis, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Turismo de Cabo Verde, como um dos oradores. Esta discussão será fundamental para explorar como a oferta turística e as opções de alojamento podem ser melhoradas para atrair visitantes.


No segundo painel, "Atividades Turísticas e sua Sustentabilidade Ambiental e Econômica", a Dra. Olina Cabral, Administradora do Instituto de Turismo de Cabo Verde, representará o Sal, abordando a importância da sustentabilidade no turismo, um tema de crescente relevância em todo o mundo.


Já o terceiro painel, dedicado à "Promoção (Marketing e Mobilidade/Transporte)", mais uma vez terá a participação do Dr. Júlio Lopes, que vai compartilhar a sua visão como Presidente da Câmara Municipal do Sal. Este painel vai explorar estratégias de marketing e mobilidade que podem impulsionar o setor turístico.


Além das discussões enriquecedoras, as Jornadas Atlânticas de Turismo também incluirão momentos culturais, que vão promover a rica herança cultural dos três arquipélagos envolvidos. Um dos destaques será um concerto com o pianista da ilha do Sal, Moisés Évora, após a sessão de encerramento.


As Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT representam uma oportunidade única para estreitar os laços de amizade e cooperação entre os Municípios de Velas, Sal e Porto Santo. Essa colaboração não só enriquecerá as trocas de ideias e conhecimentos, mas também contribuirá para o desenvolvimento dos concelhos, ilhas e arquipélagos envolvidos.

As I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT são um passo importante na construção de um futuro mais sustentável e próspero para todas as regiões envolvidas, promovendo não apenas o turismo, mas também a cultura e a economia locais.



Comments


bottom of page