O Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, e a vereadora do Pelouro do Empoderamento da Mulher, Viviana Mendes, reuniram-se na segunda-feira, 10 de março, com a recém-empossada presidente da Morabi, Ivanilde Andrade, e a coordenadora da instituição no Sal, Bernardete de Pina. O encontro, realizado nos Paços do Concelho, teve como objetivo conhecer os trabalhos da Morabi e explorar possibilidades de parceria para ampliar o impacto da instituição na ilha.

A Morabi é a maior instituição de microfinanças de Cabo Verde, com uma carteira ativa de 330 milhões de escudos e cerca de 3.000 clientes com microcrédito ativo. Durante a reunião, Ivanilde Andrade destacou que a cooperativa oferece a "taxa de juros mais atrativa do mercado" e mantém uma carteira de risco de 4,27%, abaixo da referência internacional de 5%, evidenciando o comprometimento dos clientes com o pagamento dos créditos.
“Orgulhamos em dizer que o nosso trabalho vai muito alem de dar créditos, o nosso propósito é de impactar e fazer a diferença na vida das pessoas, para promover o empoderamento económico e contribuir para a redução da pobreza em Cabo Verde e é por isso que buscamos parcerias com a CMS, queremos chegar a mais famílias e mais comunidades”, afiançou.
A vereadora Viviana Mendes elogiou o trabalho da Morabi e reforçou a intenção da edilidade em colaborar com a instituição para fortalecer o empoderamento económico das famílias cabo-verdianas, especialmente das mulheres. No contexto do mês da mulher, a CMS pretende desenvolver mecanismos para apoiar iniciativas voltadas à inclusão financeira e social.
Criada em dezembro de 2018, a Morabi – Cooperativa de Poupança e Crédito surgiu da separação das atividades de microfinanças e sociais anteriormente desempenhadas pela Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher.
Comentarios