top of page

𝗘𝗱𝗶𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗮𝗹 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝗮 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗼 𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗦𝗮ú𝗱𝗲

Foto do escritor: Sonia GraçaSonia Graça

De visita à Ilha do Sal para se inteirar in loco do funcionamento das estruturas de saúde local, o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, efetuou uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, e a sua equipa.


O autarca salense deu as boas-vindas ao governante e a sua comitiva, tendo manifestado “satisfação” em acolher o ministro nos Paços do Concelho e desejado êxitos no desempenho das nobres funções a que foi investido. “A ilha do Sal é uma ilha turística em franco crescimento e nesse sentido apresenta desafios e carece de intervenções consistentes em todas as áreas e naturalmente na área da saúde”, observou o edil.


O encontro serviu para o autarca analisar com o governante, questões que o preocupam tais como os relacionados ao saneamento básico, particularmente a “lixeira”, pedindo o auxílio do governo para solucionar o problema com a brevidade que se impõe. Jorge Figueiredo, ministro da Saúde, disse ao Edil do Sal que irá junto do ministério do Ambiente envidar todos os esforços para que a situação se resolva.


Por outro lado, o governante destacou os avanços e progressos que a ilha do Sal registou, nos últimos anos a vários níveis: quer em termos de aumento de número de profissionais afectos ao setor, quer ao nível de infraestruturas, quer em matéria de implementação de programas de saúde (reprodutiva, saúde materno, infantil, combate ao alcoolismo e outras drogas, saúde mental, combate a doenças vetoriais…, entre outros).


O governante regozijou-se com o facto de as obras do Centro de Saúde da Palmeira já estarem concluídas, estando o ministério “apenas à espera da chegada de equipamentos” para proceder à inauguração e entrega à comunidade da Palmeira.

O ministro mostrou-se ainda satisfeito com o Centro Psicossocial, em construção, que também irá reforçar os serviços de saúde na ilha, dando resposta aos pacientes que precisam de cuidados, ao nível da saúde mental.


Importa ressaltar que o governante manifestou toda a abertura, disponibilidade e gosto “em trabalhar em forte articulação com a autarquia local”, em prol do desenvolvimento do setor na ilha, dando respostas com impacto ao nível da comunidade.

Jorge Figueiredo, aproveitou o encontro para felicitar o autarca Júlio Lopes e os seus vereadores, pelo trabalho realizado em prol da Ilha do Sal e dos Salenses.

 

Comments


bottom of page