O Hospital Regional do Sal, Ramiro Figueira, recebeu no dia 1 de março, a distinção de "Hospital Amigo da Criança" após cumprir os 10 passos para o aleitamento materno exclusivo e o código de comercialização dos substitutos do leite materno. Com esta conquista, o hospital junta-se a outros três em Cabo Verde que já ostentam este título.

Na cerimónia de entrega da placa, o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, destacou a importância desse reconhecimento para a saúde infantil no país. "Sabemos que em Cabo Verde conseguimos resultados extraordinários na redução da mortalidade infantil. Nos últimos 20 anos, praticamente triplicamos essa melhoria, atingindo níveis globais próximos aos de países desenvolvidos", afirmou.
A Diretora do HRRF, Dra. Ivone Pinto, expressou orgulho pela distinção, ressaltando que ela representa o culminar de anos de trabalho, com capacitação de profissionais, adaptação de espaços e rotinas e a motivação das equipas de saúde.
O representante dos escritórios conjuntos do PNUD, David Matern, destacou que o compromisso de Cabo Verde com o aleitamento materno é essencial para a sobrevivência infantil e um direito humano e de gênero. A iniciativa "Hospital Amigo da Criança", criada pela OMS e UNICEF nos anos 90, busca garantir tanto os direitos do recém-nascido quanto o direito das mães de aprender e praticar a amamentação com sucesso.
O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, enfatizou que a implementação dessa iniciativa no Hospital Ramiro Figueira exigiu mudanças significativas de mentalidade, atitude e comportamento, além da adoção dos "10 passos" necessários para obter o título. A ação visa melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mães e aos recém-nascidos.
Comments