
No final da manhã desta terça deira 11 de fevereiro, o presidente do Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV), Jair Fernandes, apresentou oficialmente a sua nova equipa do Conselho Diretivo durante um encontro com a Câmara Municipal do Sal, reforçando relações institucionais e discutindo novas oportunidades de colaboração. O evento marcou a primeira visita oficial de Jair Fernandes como presidente do Instituto, acompanhado pelas administradoras executivas Vânia Rodrigues e Dilma Gomes.
Recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr.Júlio Lopes e as vereadoras, Jassy Sousa e Viviana Mendes, durante a reunião, foram abordados temas cruciais para o setor turístico cabo-verdiano, incluindo a operacionalização do diploma sobre alojamento complementar, a segurança das praias, a qualidade dos serviços e os desafios da mão de obra na indústria do turismo.
Segundo Jair Fernandes, a parceria entre o ITCV e a Câmara Municipal do Sal é fundamental, visto que a ilha é o principal destino turístico do arquipélago e sedia a instituição. "A ideia é transmitir a necessidade de reforço desta parceria, impulsionando um setor que é o maior contributo para o Produto Interno Bruto (PIB) do país", destacou Jair Fernandes.
Entre os projetos apresentados está o Observatório do Turismo, que visa monitorizar e analisar tendências do setor, a implementação da nova marca "Turismo de Cabo Verde" e o Sistema Geográfico de Informação Turística. Esses programas estão previstos para serem desenvolvidos no plano de atividades de 2025, com um cronograma detalhado a ser divulgado em breve.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, expressou confiança na nova liderança do ITCV e reiterou a importância da colaboração entre as instituições. "A relação entre a Câmara e o Instituto tem que ser forte, pois a Ilha do Sal é o principal destino turístico de Cabo Verde, temos muitos desafios a enfrentar, como a crescente demanda por alojamento, e devemos trabalhar juntos para garantir um turismo sustentável e inclusivo", afirmou o presidente Júlio Lopes.
O evento reforçou o compromisso das instituições em promover um turismo de qualidade e diversificado, que beneficie não apenas o setor econômico, mas também as comunidades locais. Nos próximos dias, estão agendados encontros com outras entidades do setor, como a Câmara do Turismo de Cabo Verde e a ProTour, para dar continuidade ao alinhamento estratégico e definir novas iniciativas para o desenvolvimento turístico do arquipélago.
Comments