𝗖â𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗦𝗮𝗹 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗦𝗮𝗹 𝗞𝗶𝗱𝘀 𝗲 𝗦𝗮𝗹𝗽𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼çã𝗼, 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀ã𝗼 𝗲 𝗱𝗶𝗻𝗮𝗺𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗻𝗼 𝗽𝗿é-𝗲𝘀𝗰𝗼lar
- Sonia Graça
- 31 de mar.
- 1 min de leitura

No âmbito do projeto de voluntariado Sal Kids e Salpicos foi realizada uma conversa aberta cujo tema foi "Como construir um pré-escolar mais ativo e inclusivo", em que participaram todos os Jardins Infantis publico e privado.
A iniciativa, fruto da parceria entre o Jardim Sal Kids e a Salpicos – Centro de Desenvolvimento Infantil (Portugal), conta com o apoio da Câmara Municipal do Sal e a Delegação Escolar visando fomentar um ambiente educativo mais inclusivo e dinâmico para as crianças da ilha.
O projeto tem como principal objetivo trazer voluntários especializados em diversas áreas, como Psicomotricidade, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fisioterapia que por meio de formações, momentos de partilha e intervenções diretas, capacitar os profissionais da área da pequena infância e apoiar crianças no seu desenvolvimento harmonioso.
A primeira ação do projeto decorreu de 20 a 25 de março e contou com a participação de Lúcia Garcia, responsável da Salpicos e especialista em Psicomotricidade. Durante sua estadia na ilha, Garcia promoveu diversas atividades, entre elas:
· Formação para monitores de jardins e creches, na cidade dos Espargos, visando capacitá-los com estratégias pedagógicas mais ativas e inclusivas.
· Workshops para pais e profissionais da educação e saúde, em Santa Maria, abordando temas sobre o desenvolvimento infantil e a inclusão.
· Intervenção direta com crianças com necessidades especiais, também em Santa Maria, proporcionando suporte técnico e estratégias adaptadas.
· Sessões de grupo com crianças dos jardins municipais e outras instituições locais, incentivando o movimento, a socialização e o desenvolvimento psicomotor.
Comments