top of page

𝗢𝗶𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗮𝗳𝗿𝗶𝗰𝗮𝗻𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗮 𝗰𝗲𝗹𝗲𝗯𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮 Á𝗳𝗿𝗶𝗰𝗮

Em comemoração ao Dia da África, que se assinala a 25 de maio, a Câmara Municipal do Sal e a Unidade Local da Alta Autoridade para a Imigração do Sal, realizaram um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo, em Espargos, contando com a participação de 8 (oito) comunidades africanas, incluindo Cabo Verde. A efeméride visou promover a interculturalidade e demonstrar a importância de valorizar e celebrar a diversidade cultural, pois ela contribui para a riqueza e a vitalidade da sociedade na ilha do Sal.


As festividades iniciaram no dia 22 de maio, com um Torneio de Futebol 7 no Campo Cifrão em Ribeira Funda. No dia 25 de maio, o largo da Enacol (Paragem de hiace), acolheu uma programação cultural vasta e rica, envolvendo uma exposição de produtos artesanais, uma Feira Gastronómica Africana, em que os locais puderam degustar saborosos pratos típicos de cada país participante.


A Guiné-Bissau, contribui com o seu caldo Mancarra, São Tomé Príncipe apresentou o Kalulu, Senegal colaborou com o conhecido Tchepê, Cabo Verde marcou presença com a nossa rica cachupa, Togo Akumé (Pape), Nigéria trousse o seu Fufu com Egusi e o glolar, Guiné-Conacri com Haro Bantara e Gana com Banku com Okru e Waakye.

A programação foi encerrada com chave de ouro, com apresentações de grupos de dança e música provenientes de Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé e Príncipe e batucadas de Cabo Verde.


O Dia da África, também conhecido como o Dia da Libertação Africana, foi instituído pela ONU em 1972. Visa homenagear o dia da criação da OUA (Organização da Unidade Africana), substituída em 2002 pela União Africana. A data também serve como um lembrete da luta contínua contra o colonialismo e a opressão que muitos países africanos enfrentaram ao longo de sua história.

 
 
 

Comments


bottom of page