𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼 "𝗖𝗮𝗻𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗖𝗲𝘀á𝗿𝗶𝗮 É𝘃𝗼𝗿𝗮" 𝗰𝗲𝗹𝗲𝗯𝗿𝗮 𝗮 𝗗𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗣é𝘀 𝗗𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹ç𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮
- Sonia Graça
- 31 de mar.
- 2 min de leitura

A Casa de Arte, em Santa Maria, foi o palco, na tarde desta terça-feira, 26 de março, de um espetáculo emocionante dedicado à memória e ao legado de Cesária Évora. O concerto comentado intitulado "Cantando Cesária Évora", promovido pela Escola Municipal de Artes Tututa, com a parceria da Câmara Municipal do Sal, reuniu talentos locais numa verdadeira homenagem à "Diva dos Pés Descalços".
O evento que começou às 17 horas e terminou perto das 19 horas, contou com a participação de um elenco diversificado de intérpretes, entre eles: Assis Delgado, Carolyn Tomar, Cindy Brito, Deolinda Lopes, Eliana Gomes, Erika Soares, Lucyneida Fortes, Lucy Vera Soares, Magui Spencer, Margarida Boaventura, Maria Eduarda, Sadia Youssouf e Virginia Borges. Cada artista trouxe ao concerto uma interpretação única das canções imortalizadas na voz de Cesária Évora, entremeadas por comentários que ajudaram o público a compreender a importância e a trajetória da artista cabo-verdiana.
A vereadora para a área da Cultura, Viviana Mendes, marcou presença no concerto, que contou com uma audiência de mais de 60 pessoas, entre residentes e turistas. A iniciativa reforçou não só a valorização da música tradicional cabo-verdiana, mas também serviu como um convite para que visitantes conhecessem mais de perto a cultura do arquipélago.
Um dos momentos mais surpreendentes da tarde foi protagonizado pelo pequeno Rochel Guiomar, de apenas 5 anos, que encantou o público ao cantar de forma espontânea e, com muita confiança e ternura, interpretar um trecho de uma das músicas de Cesária Évora.
O momento mais marcante da noite foi reservado para o encerramento, quando todos os participantes e o público se uniram para entoar "Sodade", uma das mais emblemáticas músicas do repertório de Cesária Évora, composta por Armando Zeferino Soares na década de 1950.
O concerto comentado, desta feita, na Casa de Arte, reafirmou, uma vez mais, a importância de manter viva a memória de Cesária Évora, cujo legado segue atravessando fronteiras e emocionando gerações.
Comments