
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o primeiro dia da Iª Sessão Ordinária do IX Mandato da Assembleia Municipal do Sal, um momento marcado pelo envolvimento ativo dos munícipes e pela discussão de temas de grande interesse público.
No período antes da ordem do dia, diversas preocupações foram levantadas pelos cidadãos, destacando-se questões ambientais, patrimónios do Estado e a atribuição de licenças para atividades de fim de semana na zona de Chã de Matias. Houve ainda pedidos de esclarecimento sobre um possível pedido da autarquia para a desclassificação de parte da área protegida de Costa Fragata, além de inquietações relacionadas com a apanha de areia, a criação de um novo espaço para um aterro sanitário, a situação do campo de África 70, a escola de Pedra de Lume e o espaço anteriormente ocupado pela VerdeFam.
Outro tema abordado foi a alta taxa de abstenção nas eleições municipais, com apelos por maior respeito à democracia.
A sessão também ficou marcada pela tomada de posse de Sandro Lopes como Deputado Municipal e de Francisco Correia como Vereador, reforçando a composição dos órgãos municipais.
Após a intervenção do público e a respetiva apreciação por parte da Assembleia, houve um intervalo de 30 minutos.
Posteriormente os trabalhos prosseguiram com a apreciação e aprovação de diversas propostas de deliberação, nomeadamente:
➡️ Fixação da gratificação do Presidente da Assembleia Municipal;
➡️ Profissionalização do Secretário da Assembleia Municipal;
➡️ Definição do número de vereadores a tempo inteiro e da sua remuneração;
➡️Aprovação da estrutura orgânica da Câmara Municipal;
Eleição dos membros das Comissões Especializadas Permanentes.
A Iª Sessão Ordinária do IX Mandato da Assembleia Municipal do Sal prossegue amanhã, 19 de fevereiro com a discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento do município, mantendo um espaço aberto à participação e ao diálogo com a comunidade.
Comments