𝗦𝗮𝗹ã𝗼 𝗻𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗣𝗮ç𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗮𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲 ato de 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗰𝘂𝗹turais
- Sonia Graça
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), realizou na manhã desta terça-feira, 15 de abril, o ato de assinatura do contrato para a atribuição de apoio financeiro a projetos culturais na ilha do Sal. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com uma forte participação de munícipes e representantes associativos juntamente com a presença do presidente da autarquia, Dr. Júlio Lopes, a vereadora para a área da Cultura, Viviana Mendes, e o Ministro da Cultura, Dr. Augusto Veiga.
O contrato agora formalizado contempla um financiamento total de 1.242.000$00 (um milhão, duzentos e quarenta e dois mil escudos), que será distribuído por quatro entidades culturais locais: Associação Abraçar Sal, representada por Maria José Soares de Pina Silva; Associação de Apoio às Crianças de Terra Boa, representada por Anne Kristina Seiler; Associação Chã Matias, representada por Yanik Levy dos Santos Soares; e o projeto Dança With Djess, liderado por Jerson Lopes Ferreira Fernandes.
No total, 214 alunos serão beneficiados pelo apoio financeiro, sendo 100 do sexo feminino e 114 do sexo masculino. O objetivo central do programa BA-Cultura é assegurar que crianças e jovens de famílias com baixos rendimentos tenham acesso à educação artística e à fruição da arte, promovendo a inclusão social através da cultura.
Criado pelo despacho nº 09/2017, de 15 de março, e publicado na II Série do Boletim Oficial de 6 de abril de 2017, o BA-Cultura visa fortalecer a sustentabilidade das pequenas iniciativas no setor artístico-cultural, especialmente aquelas desenvolvidas por escolas particulares, associações e organizações não governamentais. O programa financia propinas e atividades como aulas de música, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, linguagem corporal, entre outras expressões criativas.
Com esta iniciativa, o Governo de Cabo Verde reforça o seu compromisso com o desenvolvimento das indústrias criativas e a democratização do acesso à cultura, promovendo oportunidades para que talentos locais possam florescer, independentemente das suas condições socioeconómicas.
Comments